sábado, 27 de dezembro de 2008

Quando só obrigado não basta


Agradecer é um reconhecimento expresso à alguém que lhe deu algo. No nosso idioma dizemos obrigado. Porém a mesma palavra poderá ser dita com criatividade, para que ele seja enriquecido de sentimentos. Um obrigado mais forte...

Wanderlei Cordeiro de Lima, atleta olímpico brasileiro, corredor da Maratona, ficou famoso nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. Conseguiu levantar-se, ajudado pelos espectadores, retornou a prova e ainda conseguiu ganhar a medalha de bronze.

O Comité Olímpico Internacional, após a prova, agraciou-o com a Medalha Pierre de Coubertin, honra elevadíssima para um atleta, em gratidão ao seu espírito esportivo e humildade. Para nós brasileiros uma eterna gratidão que enche o nosso peito, e que um simples obrigado é muito pouco.

Após o retorno da delegação olímpica brasileira, o jogador brasileiro de vôlei de praia Emanuel, da dupla Ricardo e Emanuel, que também conquistaram medalhas de ouro em Atenas 2004, ao se encontrar publicamente com o Vanderlei em um programa de televisão, deu para ele a sua medalha de ouro de presente. Emanuel um atleta, porém, também um brasileiro, não sabia como agradecer ao maratonista Vanderlei, pela sua grandiosidade de espírito combativo.

O corredor com humildade, agradeceu o presente, mas recusou a medalha emocionado, pois o que vale é o obrigado e não a medalha de seu amigo.

Como pai, sempre tento agradecer aos meus filhos por pequenas coisas ou atitudes no dia a dia.

Em correspondência, os meus filhos também agradecem no modo deles, quando lhes presenteio ou faço algo em seus benefícios.

Dos valores que nós pais tentamos dar aos filhos, sinto que a Educação é o melhor investimento, digo Educação como um todo, composto de Estudo, Moral, Civismo, Relacionamento Familiar e antes de tudo Respeito. E sinto que eles reconhecem e agradecem pelo que tem recebido de seus pais até então.

Neste Natal ganhei um livro como presente, mas que continha em sua dedicatória em forma de mensagem, um agradecimento a tudo que dei aos meus filhos, e também ao meu caçula, o Shunji.

Na contra capa a dedicatória:

"Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão”.

Jean de La Bruyère

E algumas linhas abaixo:

Pai

Obrigado

Shunji

Não contive a minha emoção, pois, foi uma forma muito inteligente e criativa de me presentear e dizer obrigado por tudo que lhe fiz.

Covardemente não consegui , por meio de palavras, agradecer-lhe a altura naquele momento.

Mas o faço agora.

Filho

Muito obrigado pelo presente!

Pai

Nenhum comentário: