sábado, 6 de dezembro de 2008

Riscando o fósforo

Um pedaço de madeira muito pequeno com um componente químico incrustado em sua extremidade e que ao ser atritado com uma outra superfície produz chama, fogo, calor necessário para criar outros milhares de produtos do cotidiano, vidro, aço, computador, carro, telefones celulares...uma grande prova de criatividade.

De maneira simplificada, alguém achou que uma situação acesa poderia ser representada pelo número um e apagado o zero, ou ainda passar corrente elétrica seria um e sem eletricidade zero, e essa dupla 1, com o 0 (zero) poderia ser combinado para formar inúmeras e outras combinações, foi a descoberta do código binário.

George Boole iniciou e contribuiu muito com o desenvolvimento da matemática binária, possibilitando criarmos soluções que resultaram em inteligências para a criação dos primeiros computadores.

Como utilizar essa solução e inteligência para fazer acontecerem muitos outros sonhos foi a luta de estudiosos como Charles Babbage, que iniciaram as primeiras construções de máquinas de cálculo, a chamada Máquina Analítica

Após um século, o mundo ficou irreconhecivelmente automatizado e movido pela computação e linguagem digital.

Neste ponto, se me permitem, quero falar de três palavras e que a história comprova que o homem sempre tem trilhado sobre elas em direção ao sucesso:

A Descoberta, O Domínio, e O Desenvolvimento.

Se atentarmos pela história da informática, a descoberta aconteceu com a solução binária, o domínio aconteceu com o computador, e com o desenvolvimento que estamos saboreando, poderão abrir-se novas oportunidades para que possamos descobrir outras coisas novas para fazer girar o ciclo de acontecimentos.

Assim, um dia o nosso ancestral ficou horrorizado com a queda de um raio que em seguida destruiu a floresta onde ele vivia. Ele descobriu que aquilo queimava violentamente, mas que se pudesse dominar servia também para aquecê-lo nas noites frias...e mais uma coisa maravilhosa, esquentar e cozinhar uma comida.

Muito tempo depois, outro parente daquele ancestral ao bater um certo tipo de pedra contra o outro, descobriu que produzia o mesmo efeito que aquela coisa que caia do céu e queimava, naquele momento ele achou que poderia fazer fogo, a hora que quisesse. Esse felizardo tinha dominado o fogo. Era o precursor do isqueiro, que muitos não sabem, nasceu antes do palito de fósforo.

Com o fogo dominado, produziu se o vidro, o aço, o carvão, as máquinas, etc.

Uma dessas máquinas funciona justamente com o domínio de uma explosão produzida pelo fogo que ao queimar um combustível, a gasolina, faz mover os nossos carros há um século!

Equacionado da mesma forma, com a descoberta da força de combustíveis, seu domínio e posterior desenvolvimento, levou o homem à lua.

Infelizmente acidentes aconteceram nesta trajetória de sucessos, talvez pela falta de competência no domínio, ou por má compreensão da descoberta, ou ainda um desenvolvimento posterior incompleto.

E as recomendações não poderiam faltar. Uma descoberta deverá ser legítima, documentada, e testemunhada, pois a sua utilização como elemento, para alavancar um benefício, poderá transformar se, posteriormente, em um invento. E, os inventos, no mundo moderno, deverão ser protegidos por patentes, para que o seu proprietário possa ganhar dinheiro em forma de Capital Intelectual.

Aqui surge uma equação modernizada daquela inicial:

Descoberta documentada, Domínio da tecnologia patenteado, e Desenvolvimento do capital intelectual.

Alguém duvida que MC Donald, Automóveis Daimler Chysler, perfumes Yves Saint Laurent, rede de hipermercados Wal-Mart, tem praticado outra equação?

Comer rápido, locomover-se, ter sempre um bom cheiro no corpo, e ter um único local para comprar tudo que se necessita comprar, são algumas das necessidades que originaram só pelo fato de descobrirmos, dominarmos algumas técnicas e desenvolvermos idéias com muito trabalho.

Tenha respeito por essa caixinha de fósforo, que você carrega no bolso, ela encerra uma grande filosofia, os 3 D’s do desenvolvimento humano.DESCOBERTA, DOMÍNIO, e DESENVOLVIMENTO.

Risque o fósforo de sua inteligência para iluminar a sua criatividade e desenvolva um produto ou solução

Um comentário:

Anônimo disse...

bom artigo