A onça, como todo animal, tem sede e bebe água, é o momento que ele fica vulnerável e o caçador poderá caçar com vantagem. Achar um cliente também é uma caça...
O sucesso de qualquer negócio é vender bem, porém praticar essa máxima se torna muitas vezes um trabalho quase impossível.
Estudos na área de publicidade e marketing têm desenvolvido, e profissionais tem insistentemente praticado aquelas teorias de comunicação, para atingirem as massas sensíveis ao consumo, pensar no melhor meio de linguagem, elaborarem a melhor propaganda para incitar o cliente a consumir o produto.
Tudo pronto, porém falta uma coisa importante: onde encontrar clientes com perfil de consumo?
Gilberto Gil, Geraldo Vandré, e Chico Buarque de Holanda se encontravam no João Sebastião Bar, reduto paulista da bossa nova na época, para desfrutar de algumas horas de inspiração, bate papo e oportunidades, daquele bar, ponto de encontro de vários monstros do MPB, nasceram obras como A Banda, música ganhadora do II Festival de Música Popular Brasileira. Foi o mesmo local onde Caetano Veloso se impressionou em ouvir o Chico Buarque cantando Olé olá.
Assim, é importante percebermos que existem na sociedade outros points interessantes onde pessoas de mesmo tipo e interesse se reúnem em torno de um assunto em comum.
É o tal do segmento de consumidores que estão reunidos por tipo de pessoas.
Leio num jornal do bairro uma triste declaração de um profissional
Vender imóvel é ganhar na loteria, devido ao alto valor de um imóvel e difícil achar um cliente com dinheiro para comprar a vista.
Infelizmente não sou escolado na matéria de publicidade ou marketing, mas tenho uma solução, é uma teoria que tem funcionado muito bem, ou seja, lembrar o que os nossos avós diziam:
Descubra onde a onça bebe a sua água, e espere de tocaia, com certeza ele virá beber a sua água no mesmo local de sempre, essa é a sua oportunidade de dar o bote.
Comigo tem acontecido um fato digno de estudos e reflexões, que entendo ser possível aproveitar numa estratégia de vendas. Na seção de vinhos sempre tento “puxar” uma conversa com o cliente ao lado para tentar aprender um pouco sobre a opinião pública sobre essa bebida secular. Todos têm a sua teoria do “melhor vinho”, porém, ao longo de todas essas conversas, a princípio jogadas fora, sem muito compromisso, tenho notado uma coisa muito interessante voltada ao consumismo, a presença maciça de um tipo de pessoas que consomem vinhos. São gerentes de multinacionais, empresários, presidentes de entidades, escritores, médicos especialistas, jornalistas, advogados etc.Perceberam? Todos consumidores da classe A e B.
Repito não sou vendedor, porém impressiono-me como todo esse pessoal bebe daquela água colorida chamada vinho...
Expandindo a minha teoria, hoje posso entender a filosofia de muitos eventos, feiras, encontros e confrarias que acabam arregimentando pessoas de mesmo gosto e nível.
O segredo é utilizar a criatividade e descobrir onde as pessoas bebem água, ou vinho, se esse for o caso, para conquistar amizades e finalmente dar o bote da venda de seu produto...
domingo, 15 de fevereiro de 2009
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