Olhando o resultado costumamos dizer: Que criatividade! Ou admiramos, como ele é criativo! Mas na realidade o que realmente ocorreu, o que foi executado, feito, ou fabricado?
Dá-se a etimologia da palavra CRIAR como proveniente do latim CREARE. dar existência a, produzir, fazer crescer. Sinto que criar originou-se no sentido de: criação divina, do nascimento, formar.
Ou seja, em nenhum momento o dicionário fala em resolver, baratear, trocar, interromper, promover...
Desmistificando a criatividade, que não tem relacionamento com Deus, nem com os gênios, dependendo da situação, tudo pode substituir o verbo criar. Produzir um resultado criativo e promover o autor da idéia a um indivíduo criativo.
Vejamos.
Numa oficina de automóveis o cliente traz o seu carro com problema de ruído, como a urgência o apertava, o mecânico RESOLVEU a situação, emprestando a bomba de direção hidráulica com a promessa do cliente em devolver no fim do expediente de seu trabalho. O cliente cumprimentou o mecânico pela solução criativa.
Logo RESOLVER é criar.
Quando aquele produto se tornou invendável, o time de vendas se reuniu e solicitou a engenharia de manufatura para BARATEAR o processo de fabricação.
O resultado acabou economizando tempo de fabricação e conseqüentemente pode se praticar um preço competitivo. O diretor achou criativo e parabenizou a equipe de vendas.
Logo BARATEAR é criar.
A escolha do vestido não ficou boa para a Marlene, porém ao voltar à loja, a vendedora propôs TROCAR a cor do vestido por uma cor escura, o que tornou a Marlene magra.
TROCAR a cor do vestido foi a solução criativa
Nunca conseguiram evitar os prejuízos com aquele produto, a cada venda a empresa amargava prejuízo. O departamento comercial, relutou mas INTERROMPEU a venda daquele modelo, fazendo se sentir o equilíbrio financeiro da empresa.
Logo INTERROMPER no caso foi criar o equilíbrio.
Para que o fluxo operacional daquele departamento tenha uma organização, o diretor PROMOVEU um de seus funcionários operacionais numa posição de “auditor contábil” A atuação deste funcionário como olheiro e juiz dos resultados fez melhorar os números da empresa.
Neste caso o ato de PROMOVER foi muito criativo pois ninguém pensava em promover o João.
De maneira popular e amadorística podemos dizer que, criar é transformar uma situação ou objeto para uma condição nova, melhor e inusitada, quando ninguém esperava por aquilo...
Olhem a situação, usem uma lente adequada para a análise e encontrem a solução partindo para a ação, conjugando qualquer verbo que modifique a situação atual para melhor.
Você estará praticando a criatividade. Acreditem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário