domingo, 16 de novembro de 2008

Apertar o botão

Do ato de atacar um animal com uma clava, matar e comer, o homem chegou a criar o mecanismo de apertar um botão para que as coisas funcionassem imediatamente. Porém, a criatividade não parou ainda e o homem busca sempre a eficácia.

Ao refletir sobre a evolução do homem até os dias de hoje nada supera em criatividade e utilidade o conceito de “apertar um botão” para que tudo aconteça imediatamente, desde as coisas boas até as coisas ruins. Assim, o nosso ancestral deve ter sentido uma tremenda ineficácia quando teve que achar algo para comer e saciar a sua fome, nada fácil como colocar um congelado e apertar o botão do forno microondas.

Outro conceito de apertar um botão e as coisas acontecerem, pode ser testemunhado no cenário corporativo e empresarial quando, o alto executivo chama o seu assessor para dar uma ordem ou solicitar algum trabalho urgente.

Por analogia o empresário não fez nada mais que “apertar um botão” chamado Assessoria de Diretoria, para que a partir daquele ato as coisas começarem a acontecer. A sua Assessoria é um Botão Organizacional dentro de sua Empresa.

Com criatividade, trabalho e persistência, chegamos a outro botão poderosíssimo, o botão “Enter” do computador, onde a partir daquele instante, tudo passa a acontecer conforme planejamos. E a mágica não para por aí, se analisamos e concluímos que algo está em desacordo, apertamos um outro botão o “Delete”, e tudo que foi feito é apagado conforme nossa decisão.

O século XXI definitivamente já foi batizado de era digital, não podemos fugir desta realidade, porém, como aprimorar sempre o conceito infalível e eficaz de “apertar um botão” para que as coisas aconteçam sem erros?

A realidade nos mostra que nem sempre encontramos um botão adequado e certo para apertar, ou pior ainda não temos um botão para apertar, e ainda mais, temos que criar este botão.

Sem sombra de dúvida nós criamos e estamos criando os “botões” para apertar quando precisamos.

Encurtar o caminho do resultado, simplificar uma série de operações trabalhosas, unir dois ambientes, acionar, alertar, avisar, enfim, estaremos gastando horas para dar exemplos de botões para serem apertados para que as coisa aconteçam.

Essa é a grande conquista do homem moderno, sintetizar em poucas ações um montão de operações que demandariam muitas horas de trabalho e desenvolvimento.

A isso chamamos de desenvolvimento de inteligências corporativas, capital intelectual, business intelligence etc.

A analogia pode ser estendida para o ambiente familiar, quando solicitamos a nossa faxineira de casa, a Maria, para que ela “dê uma geral na sala”, e ela já sabe, com eficiência, o que fazer... Isso funciona porque a dona de casa um dia sentou, explicou, mostrou, e combinou com a Maria e desenvolveu um botão chamado “faxina da sala”

No mundo corporativo, quando o alto executivo dá uma ordem do tipo “pessoal, nesta semana vamos “fechar o balanço e planejar os investimentos bienais”, toda sua staff sabe o que fazer. Mais um exemplo de construção e desenvolvimento de um botão estratégico, uma grande tarefa resumida em uma simples ordem, outra vez repito e digo que este executivo construiu com grande eficácia o seu botão para apertar...

Quando foi desenvolvido e divulgado o One-Button Disaster Recovery (OBDR), ou seja botão único para recuperar desastres, não acreditei até onde chegou a eficácia no mundo da informática. Conceitualmente, são milhões de operações acontecendo em computadores de altíssima capacidade e cada computador executando ordens pré-determinadas para se recuperar um estrago feito por alguém e conseguido numa simples e rápida ação da inteligência computacional.

Assim, a receita de bolo para construirmos o nosso “botão” para vários aspectos de nossa vida cotidiana não é difícil. Basta vislumbrarmos onde queremos chegar, o que obter, ou o que resolver. Daí voltarmos, para enxergar todas as tarefas e operações de percurso até o resultado final e cada passo resumirmos em pequenos pacotes de coisas a fazer, uni-las e criar uma ação que desencadeie o início de todas as tarefas. Ter pessoas, equipamentos, e responsabilidades entendidas e compromissadas, sejam elas escritas ou faladas, de tal forma que a seqüência das coisas aconteça sem você botar a mão em cada trecho.

Peguemos o exemplo do trabalho nobre, mas pouco reconhecido, de nossa Maria.

O botão “dê uma geral na sala”, foi o fruto de algumas horas de instrução da patroa para a empregada, mostrando onde ficam armazenados os produtos de limpeza, onde e como deve ser lavado ou limpo cada canto da sala, todo o cuidado para com os objetos e suas posições de enfeite dentro do ambiente da sala, enfim um caminhão de cuidados, ordens, e dicas que num simples apertar do botão “Maria dê uma geral na sala” faz com que as coisas aconteçam... Construa o seu botão cuidadosamente para que consiga apertá-lo confiando no resultado a ser obtido. Melhor ainda, seja criativo e substitua este botão pela palavra eficácia.

Nenhum comentário: