quarta-feira, 26 de junho de 2013
O poder das perguntas
Se pensarmos, tudo poderá ser alavancado através de uma boa pergunta. Tudo inclusive você. Se seu pai não tivesse perguntado se a sua mãe gostaria de casar com ele eu acho que você nem existiria...
Perde muitas oportunidades aquele que não pergunta, pois permanece na ignorância, guarda dúvidas, e decide errado, simplesmente porque não pergunta.
Se falarmos de perguntas podemos classificá-las desde perguntas imbecis até as estratégicas. E essa última categoria de perguntas, as estratégicas, muitas vezes tem mudado o rumo do mundo.
Todos já devem ter ouvido a história bíblica de Noé e sua Arca, ele a construiu para preservar a continuidade das espécies protegendo-as do grande dilúvio.
“Noé perguntou: Senhor, por que devo fazer isto? Deus respondeu: Mandarei um dilúvio que destruirá tudo o que vive sobre a terra, contigo, porém, farei aliança, entrarás na arca com todos os teus. Noé não tendo mais dúvidas fez o que lhe foi mandado. Trabalhou cem anos na sua construção,...” Imaginem, se Noé não tivesse perguntado, não teríamos a nossa Terra povoada de animais.
Uma pergunta imbecil respondida sutilmente por um gênio:
Pablo Picasso, gênio pintor (1881-1973) autor da obra Guernica, que retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã Luftwaffe, controlado por Hitler, ficou famoso pelo realismo.
Conta-se que, em 1940, Paris estava ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o famoso painel Guernica perguntou ao Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo (pintado o Painel). O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!”. (falando da história do painel)
Antever uma pergunta e preparar a resposta antecipadamente é uma qualidade de estrategista.
Na segunda Grande Guerra, Eisenhower, percebendo que os Aliados podiam destruir as forças alemãs, muito mais facilmente, se os contra-atacasse. " Eisenhower, perguntou então ao oficial Patton quanto tempo demoraria para que ele levasse seu exército (localizada a nordeste da França) até a frente de batalha, para contra-atacar. Ele respondeu dizendo que teria duas divisões prontas para atacar em 48 horas, para descrença de seus colegas. Contudo, antes mesmo de ir para a reunião, Patton já havia dado ordens a seu Estado-Maior para preparar as tropas...antecipando a pergunta de seu superior!
Uma boa pergunta poderá até salvar a sua vida:
Incêndio no edifício Joelma, 1974, morreram 187 pessoas, mas poderiam ter morrido muito mais, o José não quis saber onde era a porta de emergência, mas perguntou onde está o zelador, foi a salvação...
Histórias à parte, no mundo corporativo é muito importante proferirmos as perguntas chaves para armarmos as nossas estratégias.
A diferença entre um funcionário especialista e carreirista está na pergunta. O especialista ao ir numa reunião pergunta sobre qual será o assunto da reunião, o carreirista antes da mesma reunião perguntaria quem vai participar desta reunião. O especialista na sua função procura se preparar para solucionar...enquanto que o carreirista se prepara para dar o bote ou se esquivar de seus futuros concorrentes às futuras promoções.
Continuando, sempre ouvimos falar sobre os EUA como sendo a nação empreendedora que sabe administrar o capitalismo, teorias acadêmicas e administrativas tem sido desenvolvidas bem como gurus das grandes organizações multinacionais tem falado e instruído. Administrar é fazer algo acontecer de fato. Mas, nada é tão simples como perseguir o tema através de quatro perguntas resumidas em: Target, Baseline, Follow up e Feedback. As perguntas respectivas são: Target Qual o objetivo, o alvo? Baseline Qual é a base do trabalho, ou por onde começar? No follow up entendemos que a coisa é bem aberta e trata se de sabermos como está a situação atual do assunto? E finalmente no feedback, colhermos o retorno das coisas. Se o que foi prometido, cumpriu se na íntegra? O que faltou? Quanto custa? Quando? Etc... Recusou? Aceitou? Ou seja, são perguntas que devemos fazer após o envio de uma informação ou execução de uma ação.
Ao longo da história da humanidade se atentarmos, o mundo foi construído através de perguntas:
Perguntas que assombraram a mente de grandes inventores mudaram e melhoraram a sociedade. Por que um objeto cai? Lei de Newton ou da Gravidade, Por que o objeto metálico se atraia? Lei do Magnetismo, Corrente de Faucoult, Como se processam o açúcar para se transformar em energia no metabolismo do corpo humano? Ciclo de Krebs...
Perguntas e solicitações aos políticos e representantes do povo para melhorarem a infra estrutura da cidade.
Perguntas que correram os corredores de hospitais sobre como melhorar procedimentos médicos.
E foram através de conjunto de perguntas, denominadas de prova ou exame, que todos os estudantes de todo o mundo que frequentaram todos os tipos de ensino foram se graduando e formando especialistas e profissionais.
Não devemos esquecer também que os brilhantes profissionais e executivos no início de suas carreiras sobreviveram a saraivada de perguntas nas entrevistas de empregos e por isso estão no mercado contribuindo para mais perguntas a serem feitas para novos profissionais entrantes no mercado.
Dizem os especialistas que elaborar uma boa pergunta é assegurar o sucesso, bem como a seu desempenho depende da quantidade de negativas recebidas nas respostas, vejamos:
• Numa Loja,
Você quer aproveitar a promoção?
O cliente
-Não
A melhor pergunta
Qual modelo te agradou?
• Namoro
Você quer casar comigo?
-Não
A melhor pergunta
Quero visitar uma casa para morarmos junto, que horas podemos ir?
• Na empresa
Chefe, não vou receber um aumento?
O chefe respondendo com outra pergunta sarcástica...
... aumento de trabalho? Cara, você já está atolado...quer mais?
A melhor pergunta
Chefe, qual será o meu salário na nossa empresa concorrente?
Formule perguntas que alavanquem respostas textuais, nunca faça perguntas que possam ser respondidas com simples sim ou não...
Ainda, fazer uma pergunta é importante, mas pense também no que fazer com a resposta que vai receber...! Talvez seja melhor não perguntar.
Tudo é alavancado por perguntas sejam boas ou ruins...portanto não deixem de perguntar
A grande diferença entre o sábio e o inepto, é que, aquele pergunta para nunca ficar em dúvida, enquanto que o inepto nunca pergunta para sempre ficar na dúvida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário