sábado, 29 de dezembro de 2012

O espelho, a realidade e a evolução.


O Filósofo e estrategista Sun Tzu já dizia: Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Conhecer a si mesmo parece simples, basta se olhar no espelho...mas como é o seu espelho?

Como seria o seu mundo, caso você não conhecesse a sua imagem? Principalmente as mulheres...
Mas, num passado remoto alguém acabou transportando aquela propriedade do espelho d’água que refletia o rosto humano e inventou o espelho fabricado a partir do vidro, o nosso espelho atual.
Ao longo do tempo assim fomos conhecendo a nós mesmos.
Mas falo de uma imagem mais completa e complexa, a nossa imagem como personalidade, como pessoa com capacidades e defeitos...essa é a imagem que devemos conhecer, de nós mesmos para, a partir dela, conhecer os nossos defeitos, corrigir, ou explorar melhor as boas qualidades e melhorá-las.
Naquela tarde eu e a minha esposa fomos num casamento onde encontramos um conhecido. E o comentário de minha esposa me alertou para um pensamento.
Se ela diz que o meu amigo envelheceu...acho que eu também devo ter envelhecido. Pois isso é lógico, a natureza é equitária.
Aí temos o primeiro espelho. As pessoas em nossa volta.
Como essas pessoas poderão se tornar os nossos espelhos, depende de nossa sensibilidade e perspicácia para interpretar e aprender. Ao olhar um alcoólatra, logo perceberemos o estrago que a bebida fez a sua pessoa, isso poderá acontecer a nós mesmos. Ao ver um ilustre e promissor diretor podemos ver o que o treinamento, exercício, e vivencia daquele cargo fez com a sua pessoa...eles são exemplos de seres humanos como nós, iguais a nós, mas o destino lhes modificou devido a vivencia de cada um, ou seja ao olhar para esses estereótipos, podemos enxergar neles (espelho) o que poderá acontecer com a gente no futuro caso o destino nos agracie com tais oportunidades...
Da propriedade de se enxergar, Independente da aparência, podemos antever também, de maneira ampla, o que poderá acontecer conosco com a sociedade. A educação escolar elementar nos países do primeiro mundo foi a décadas muito bem cuidada e disciplinada com conteúdo cultural rico, hoje eles desfrutam da consequência positiva.
Ao olhar para esse espelho podemos enxergar que o nosso país não é igual àqueles do primeiro mundo sob este aspecto da imagem. Logo, daqui a alguns anos devemos colher os insucessos de acordo com o investido.
Um amigo fiel e sincero poderá ser também o nosso espelho, pois ele poderá nos dizer dos defeitos que carregamos e que nós não enxergamos...ou ainda atitudes, costumes, cacoetes...etc que praticamos por descuido. 
Da palavra espelho, podemos evoluir para o termo espelhar de mesma raiz etimológica, para através dos espelhos que o mundo nos oferece tentar ser igual aos modelos que encontramos, para ter o mesmo sucesso daqueles que nos antecederam.
São os casos de campeões dos esportes, cantores famosos, profissionais capacitados, executivos e outros.
Neles podemos ver a realidade que talvez a gente não enxergue, a realidade que falta para que cada um de nós atinja o objetivo pessoal.
O espelho, portanto é sempre uma referencia que serve de comparativo para a nossa imagem própria, ou a realidade, para, a partir dela nos balizarmos para obter os resultados desejados.





Nenhum comentário: