quinta-feira, 11 de julho de 2013

As lentes da criatividade



A criatividade funciona como uma lente. Tudo depende de sua qualidade para enxergar determinada situação

“O mundo é como você enxerga”, diz a filosofia oriental. Portanto, se mudar o modo de encarar os fatos que ocorrem com você, o mundo ao seu redor também vai se transformar. Esse papo pode parecer complicado, mas é muito simples. Cada um percebe um mesmo fato de uma maneira diferente. Todos nós temos uma “lente de percepção” que nos faz enxergar um acontecimento de um jeito particular. Sendo extremo, você pode encarar os fatos com otimismo ou pessismo. Ou seja, há dois pontos de vista de encarar a vida: o lado positivo e negativo. Já parou para pensar em qual dos dois você mais se encaixa?

Vou contar a história que recebi por e-mail, que ilustra muito bem como a maneira de enxergar o mundo influencia as nossas atitudes. Certa vez, uma empresa de calçados enviou dois representantes para a Índia. A missão deles era fazer uma análise do mercado e recomendar à matriz se valeria a pena abrir uma fábrica no país ou não. Os dois chegaram à mesma constatação, mas conclusões completamente diferentes.

O pessimista escreveu:
– Não é recomendável abrirmos uma fábrica de calçados. Aqui todo mundo anda descalço.

Já o otimista, escreveu, empolgado:
– Vamos abrir uma fábrica com urgência. Aqui todo mundo ainda anda descalço.

É provável que cada um de nós tivesse ainda uma reação diferente. Pare para pensar: qual seria a sua? A criatividade também funciona como uma lente. Tudo depende de sua qualidade para enxergar determinada situação. Ao passar por um semáforo, o cidadão normal irá ver somente um conjunto de lâmpadas que avisam quando se deve frear ou quando se deve acelerar. Para o criativo, aquele semáforo representa segurança e trabalho incorporado de uma empresa que se responsabiliza pelo bom funcionamento do aparelho. O criativo enxerga o sistema automático de acionamento, a dificuldade de produção, o controle de qualidade que envolve centenas de responsáveis.

A capacidade de enxergar além da aparência é uma das características mais marcantes dos grandes gênios da humanidade. Um bom exemplo cabe ao físico Isaac Newton, que revolucionou o mundo ao observar a queda de uma maçã. A partir da queda daquela fruta, ele desenvolveu a teoria da Lei da Gravidade, na qual os objetos não caem, mas são atraídos para baixo pela força gravitacional da Terra. Não é preciso ser um Newton para conseguir ter o mesmo tipo de pensamento. É possível adotar uma nova atitude para conseguir mudar a forma de enxergar e questionar os fatos.


Tente enxergar o seu dia-a-dia diferente. Sem compromisso, tente imaginar porque determinada peça é fabricada de um jeito e não de outro, o porquê dela ser montada assim, o porquê dela ser armazenada daquele jeito. Ou seja, tente “enxergar” além da “aparência externa” da peça. Tenho certeza que algo vai lhe incomodar a ponto de você propor melhorias. Isso é apenas um começo, um simples exercício, para você alçar vôos mais longos e ousados no futuro próximo. É só usar a sua lente pessoal de criatividade.

Network, uma ferramenta poderosa



Entenda como o network é fundamental para sua carreira
Criatividade e oportunidade andam juntas. Mais que isso, são parceiras. 


É como se fosse um organismo vivo, no qual uma parte depende da outra para funcionar. 
Se tomarmos como exemplo o corpo humano, podemos dizer que a criatividade é como a cabeça e a chance, as pernas. Uma não sobrevive sem a outra. Um outro exemplo para mostrar essa combinação vem da matemática:

Conhecimento + Criatividade + Chance = Sucesso

Essa equação funciona tão bem na vida quanto no mundo dos números. Se temos uma boa idéia, ela deve ser divulgada para as outros pois não sobrevive sozinha. Através de outras pessoas ela pode se desenvolver, ser implementada, ganhar investimento e assim por diante.

Devemos estar atentos porém, para saber quais são as pessoas adequadas para ouvir as nossas idéias mirabolantes, para juntos alcançarmos o sucesso.

O segredo está em desenvolvermos o tal do network, que nada mais é do que uma rede de conhecimentos segura e confi ante. Após ter uma idéia, com certeza você irá necessitar de pessoas que alavanquem o sucesso dela. Essa é a hora de lançar mão do seu network. Mas você deve estar se perguntando onde encontrar pessoas para formar esse network?

Para os brasileiros que trabalham no Japão, as oportunidades de encontrar pessoas para compor uma rede de conhecimentos está em toda parte: nos fins de semana, no ônibus da companhia, nos corredores da fábrica, na escola do filho, enfim, todo local pode representar uma chance de encontrar o seu parceiro, ou desenvolver sua rede de amigos.

Se temos uma boa idéia, ela deve ser divulgada para os outros para que possa ser implementada. Aí entra a tal da network, a rede de conhecidosUma maneira de iniciar o network é a confecção de cartões pessoais. Assim a pessoa que o recebe tem em mãos seu telefone e e-mail para futuros contatos.Igualmente, cada cartão que você for ganhando guarde não sem antes colocar a data e uma anotação que o faça lembrar daquele contato.

Pode ser uma referência pessoal ou sobre o assunto de que falaram, como: Mário Tanaka, conversamos sobre automóveis/melhorias nos
painéis. Dia 02/01//2005.

Com o tempo, o praticante de network sentirá quem é realmente o seu simpatizante e quem é o aproveitador. Isso vai depender da sensibilidade de cada um.

Não vai demorar para o dekassegui sentir que o network é a fonte de tudo. É fonte de pesquisa, pois terá gente de todas as especialidades, para os quais ele pode perguntar de tudo; fonte de divulgação, pois as pessoas repassarão as notícias e as novidades; e fonte de ajuda pois sempre terá alguém que sentirá a sua necessidade.

Quando Adão e Eva se conheceram, concluíram que já não podiam viver separados, e assim desenvolveu- se a sociedade. Nós devemos contribuir para ela trabalhando, buscando desenvolvimento e dando lucro para as empresas. Portanto é muito lógico e honesto usufruirmos da sociedade, conhecendo pessoas e aproveitando de maneira diplomática os conhecimentos e recursos dessas pessoas.


É a mágica do network, que ampliará as suas chances para o sucesso.

Publicada em 15 10 2005, na revista GAMBARÉ