sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Criatividade e inteligência nos negócios
Da era do artesanato, era industrial, estamos entrando na era das inteligências de negócios. Mas como entender sobre inteligências de negócios, onde estão ou como desenvolver uma?
Zíper é aquele pedacinho de peça do vestuário que possibilita a abertura e o fechamento de uma abertura na roupa, mas é também o termo usado no trânsito de muitas cidades no exterior.
A cena me impressionou, embora o congestionamento estivesse grande e estressante, naquele entroncamento de ruas os carros se revezavam disciplinadamente para que cada lado pudesse progredir no entroncamento num perfeito "zíper"
Assim como, as ruas têm placas de direções de localidades, as faixas no chão são bem traçadas sem deixar dúvidas e preferências de fluxos são bem sinalizadas. Neste ambiente, ao respeitar esses sinais de transito, podemos arriscar a dizer que é muito difícil ocorrer um acidente de transito.
Existe uma "inteligência" por traz desse sucesso no trânsito, a inteligência é EVITAR CONFLITOS, pois os conflitos nascem das dúvidas, indecisões, falsas interpretações e suposições...
O desenvolvimento das inteligências é infindável, como já mencionado, O CONFLITO é uma coisa combatida no trânsito, porém necessária, necessária e importante em um outro seguimento: nas novelas brasileiras... pois é, não é possível imaginar uma novela sem conflitos...
Outros segmentos também baseiam se em suas inteligências para existirem no mercado.
O poder de escolha é um fator muito forte para alavancar o consumo, vejam por exemplo o nascimento de uma marca de xampu no final da década de 50, onde ela decidiu oferecer ao mercado três cores de um mesmo produto químico, só para criar o PODER DE ESCOLHA no consumidor...uma grande inteligência de negócio. Ainda no segmento de xampus achei uma boa estratégia uma marca de xampu informar que na sua versão anti caspa continha zinco piritiona, ora TODOS os xampus anticaspas tem esse componente químico, mas como a marca decidiu informar o público sobre esse componente, nasceu a seguinte fofoca nos salões de cabeleireiros: - gente! comprei um shampoo com zinco piritiona, é muito bom ...! no caso a informação deu ao consumidor a oportunidade de consumir um produto com VANTAGEM NO CUSTO BENEFÍCIO, além de conquistar o consumidor ele acaba se tornando parte de uma PROPAGANDA VIRAL, outra inteligência poderosíssima do século XXI.
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