sábado, 9 de outubro de 2010

Sou mais um ser como você

O mundo corporativo ajudou a difundir o curriculum vitae, ou simplesmente currículo um instrumento de penetração no mercado empregatício. Hoje, o profissional é escolhido por algumas diferenças descritas nesse pedaço de papel.

Se analisarem friamente, sob a ótica teológica, antropológica e da medicina sou mais um ser como você, talvez com uma pequena diferença na formação e experiência profissional, pois trabalhei mais de 30 anos em empresas e indústrias multinacionais, desenvolvendo produtos de consumo, talvez tenha mais alguma diferença ainda pois tive oportunidades de residir em 4 países no exterior, dos quais a mais longa foi na Alemanha, por quase 3 anos e meio com a minha família, gerenciando o desenvolvimento do modelo POLO da Volkswagen, onde, em sua filial no Brasil, trabalhei por longos 26 anos, sendo 8 anos como executivo, outros países como Inglaterra (um ano), participando no projeto ESCORT, Espanha e China também fizeram parte de minha história profissional.

Talvez a outra diferença com relação a você, seja o meu dom de pintar quadros, (sou membro da APBA, Associação Paulista de Belas Artes) com a técnica de espátula em vez do uso do pincel para comunicar as formas na tela, esse dom descobri ainda na infância, pinto quadros, portanto, quase a minha vida inteira, que iniciou no bairro da Saúde, em São Paulo, Capital, exatamente no dia 02/06/1953.

Por conta dessas experiências hoje exerço a atividade de consultor em desenvolvimento de produtos, e acho egoísta guardar esses conhecimentos então compartilho essa minha experiência com os outros, em palestras, já os ministrei em entidades como Rotary Club 6 vezes, JCI do Brasil, 3 vezes, CIEE, escolas SENAI, FATEC, e empresas privadas.

Porém as diferenças aumentam quando lhes digo que falo dois idiomas estrangeiros com fluência o inglês e o alemão (veja, um japonês falando alemão). E, para resumir, milito disseminando a criatividade em artigos na mídia, já fui colaborador, durante um ano, para um jornal nipo-brasileiro o TUDO BEM, (grupo da antiga revista MADE IN JAPAN) sou membro da API, Associação Paulista de Imprensa.
Gosto de duas frases, uma alemã, ich geh wo das musik spielt, vou onde se tocam a música, e a outra da canção Look to the rainbow, a estrofe, follow the fellow who follows the dream, siga as pessoas que perseguem os sonhos...

Portanto, sou um desenvolvedor e formador de Capital Intelectual contextualizado em produtos e busco oportunidades, desenvolvo idéias tornando as em oportunidades empresariais rentáveis, e por isso talvez, eu seja um pouco mais criativo que você..., um cara que conhece produtos, que tem sensibilidade artística e mais, que fala dois idiomas e que ainda sabe escrever bem

Desde 2006, trabalho numa empresa de informática, e posso elencar algumas das minhas atividades, como consultor:
• Desenvolvimento de Produtos de Informática e novos produtos e serviços.
• Desenvolvimento de inteligências e arquiteturas funcional de softwares de segurança de informática
• Modelos de negócios
• Planejamento de desenvolvimento de projetos
• Elaboração de Propostas e Contratos de venda de Projetos e SW
• Análise e preparação de documentos e certidões para concorrência em Licitações de segmentos de segurança de informática
• Pesquisa, planejamento, conceito e desenho de Produtos Hardware de Informática
• Pesquisa de novas soluções e inteligências de mercado para criação de novas arquiteturas de soluções de Software para novos segmentos
• Desenvolvimento de fornecedores de Softwares e Hardwares para segmento de informática, com o exterior, em idioma inglês e alemão, empresas multinacionais.

Jorge Eiti Okazaki

Um exemplo de Currículo...

Nenhum comentário: